Novos medias e participação social na advocacia da governação: O caso de Moçambique

A partir de uma análise das páginas do facebook e websites das organizações da sociedade civil e dos activistas sociais  moçambicanos, a pesquisa procura responder em que medida os novos medias garantem a participação na advocacia da governação em Moçambique. A problemática parte da corrente segundo a qual os novos medias contribuem para o aumento da participação socio-política. Questiona em que medida o crescimento do número de utilizadores de internet em Moçambique pode significar um aumento na participação cívica dos cidadãos bem como na sua interacção com as instituições públicas. O estudo faz uma contextualização teórica sobre o papel dos novos medias, desde as correntes mais pessimistas, que defendem que os novos medias servem como uma distracção ao activismo e à participação offline ou que tem um efeito nulo uma vez tratar-se apenas de uma mudança da participação offline para o online até as correntes mais optimistas que defendem ser uma forma de participação cívica eficaz. Para a compreensão do caso de Moçambique, recorre-se a metodologia mista, que por um lado define níveis de participação cívica que são analisados em categorias quantitativas, a partir da análise das páginas e, por outro, interpreta qualitativamente o conteúdo nelas publicado e dos debates levantados.

 

Mário . CEC – Moçambique . fonsecamz@gmail.com

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