A EDUCAÇÃO INFORMAL ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS – O FACEBOOK COMO UMA PLATAFORMA PARA A PROMOÇÃO E O EXERCÍCIO DE CIDADANIA E DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA EM MOÇAMBIQUE

Em Moçambique, existe uma forte percepção social de que a educação formal não tem respondido com a devida importância e o merecido comprometimento ao desenvolvimento da componente humana e cidadã dos seus graduados. A educação informal, especialmente a que ocorre através da Internet e onde se destacam as redes sociais como o Facebook, constitui, nos nossos dias, um dos mais importantes meios de comunicação educativa com poderoso impacto na exposição e partilha de informação e conhecimento essenciais para o processo de socialização e de integração das pessoas, bem como para a construção de representações sociais, de valores, de comportamentos e de capacidades que um indivíduo necessita para a sua plena realização e afirmação social. Por essa via, a presente comunicação visa reflectir sobre como a educação informal, disseminada através das redes sociais, pode ser uma alternativa para o engajamento cívico e político em Moçambique. Através de uma revisão bibliográfica e da análise documental sobre o tema em estudo, alicerçada de forma quantitativa com a realização online de um inquérito por questionário e de entrevistas semi-estruturadas, assume-se que a educação informal através das redes sociais tem sido uma alternativa relativamente bem-sucedida e potencialmente crescente, mas ainda não influenciam, de modo directo e decisivo, a forma como a cidadania e a política é feita em Moçambique. Apesar disso, é inegável que as redes sociais têm funcionado como um veículo importante e incontornável de formação, de exercício e de disseminação de educação, informação e conhecimento junto da população moçambicana que a elas têm acesso.

 

Edgar Mundulai Armindo Barroso . Faculdade de Letras, Universidade do Porto . edgarmundulai@gmail.com

This entry was posted in Paper and tagged . Bookmark the permalink.